O início
“É preciso não relaxar nunca, mesmo tendo chegado tão longe”
Quem viveu a magia de ser uma Prenda do Rio Grande do Sul, jamais esquecerá aqueles momentos que marcaram eternamente sua vida, saberá a importância de que a cada ano abram-se botões de flores nesse jardim chamado tradição, principalmente entenderá que para a sustentação desse jardim é preciso que as flores já enraizadas continuem florescendo. E, para que o perfume do jardim continue se espalhando e as primeiras flores ali plantadas continuem sendo regadas, algumas prendas do Rio Grande do Sul, de várias gestões, decidiram se reunir e montar algo para que cada flor em particular não seja esquecida e as novas sementes tenham onde buscar informações de como conduzir melhor seu crescimento.
A ideia de criar um site resgatando o histórico dos concursos de prenda do RS surgiu em 2001, durante o concurso de prendas do 35CTG, onde encontraram-se as prendas Bibiana Bortoluzzi – 1ª Prenda do RS98/99, Caroline de Freitas Figueiredo – 1ªPrenda Juvenil do RS 2000/2001 e Ana Paula Ludwig – 3ª Prenda Juvenil do RS 1995/1996 para avaliarem aquele concurso, após agregou-se ao grupo, a prenda Cynthia Paim Barcelos – 1ª Prenda Mirim do RS 2001/2002.
O trabalho tomou forma e para alcançar mais êxito, convidamos mais prendas estaduais – cada uma auxiliando na pesquisa de dados da sua região.
Bibiana Bortoluzzi
Atualmente
Anos mais tarde, a principal organizadora, Bibiana Bortoluzzi passou a morar em Portugal, não conseguindo mais acompanhar de perto os eventos tradicionalistas e as Prendas do RS.
As redes sociais possibilitaram que Bibiana conhecesse Amanda Faleiro, Prenda do RS pela mesma região que a sua, a 12ª Região Tradicionalista. Esse fato, estreitou laços e fez com que Bibiana confiasse a Amanda o material do Site das Prendas do RS.
Do outro lado, Amanda sempre teve uma Prenda da 12ªRT ao seu lado. Uma grande amiga e companheira de sonhos, chamada Tuanny Prado, que prontamente atendeu ao chamado para fazer parte desse projeto.
Assim, nasce o Cartilha dos Galpões. Um espaço para registrar as gestões de Prendas e Peões do RS, para compartilhar conteúdos culturais, atualidades e notícias do tradicionalismo. Um canal de comunicação sem vínculos com entidades ou gestões específicas, sem comércio, apenas para compartilhar e divulgar o tradicionalismo gaúcho.



Amanda
Fonoaudióloga formada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA; atuando nas áreas de aprimoramento de comunicação, voz, dicção, oratória e linguagem infantil. Gestora Cultural formada pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense(Campus Sapucaia do Sul).
Tradicionalista desde os 7 anos de idade, apaixonou-se pela cultura gaúcha de forma despretensiosa, sendo a única tradicionalista da família. Tomou gosto pelo departamento cultural, tornando-se 1ª Prenda Mirim do RS 2010/2011 e 1ª Prenda Juvenil do RS 2014/2015. Organizadora do “Livro das Gerações”, em homenagem aos 50 anos do MTG. Integrante do Conselho Diretor do MTG, gestão 2021/2022. Avaliadora da Ciranda Cultural de Prendas e do Entrevero Cultural de Peões em suas fases interna, regional e estadual.
Tagarela, ansiosa, intensa, leitora fiel de romances, espectadora chorona de comédias românticas e uma das organizadoras do Cartilha dos Galpões.
Tuanny
Jornalista formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, com MBA em Marketing, Branding e Growth pela PUCRS, atua no setor de marketing voltado para empresas do modelo B2B do ramo tecnológico.
Ingressou no tradicionalismo aos 9 anos de idade, quando começou a dançar em uma invernada mirim de um CTG próximo a sua residência. No mesmo ano, 2000, participou de seu primeiro concurso cultural, e com apenas uma semana de preparação, recebeu o título de 2ª Prenda Mirim. Essa foi a primeira, de diversas faixas, que figuram junto as de 1ª Prenda Juvenil da 12ª RT 2005/2006 e 1ª Prenda da 12ª RT 2007/2008 e 2013/2014. Atualmente, auxilia prendas que desejam participar das Cirandas Culturais, em suas três fases.
Escritora (nas poucas horas vagas), possui participação em vários livros de ficção publicados e, com muito orgulho, é uma das organizadoras do Cartilha dos Galpões.
