O que falar do Dia do Gaúcho?

A cada ano, o mês de setembro traz questionamentos vinculados a Revolução Farroupilha, a um espírito separatista e a um rompante de superioridade. São os pensamentos que o pré-conceito de muitos, inclusive alguns gaúchos, faz sobre as comemorações da Semana Farroupilha e do 20 de setembro.

Talvez, esses questionamentos já “passaram da validade”. Pois, em todos os anos, não observamos questões vinculadas a isso. O que visualizamos são milhares de pessoas conhecendo a sua própria história, conhecendo o caminho que nos fez gaúchos – com todas as características culturais que conhecemos.

Às vezes, precisamos falar o óbvio: não é preciso estar dentro de um Centro de Tradições Gaúchas para vivenciar, cultivar e pertencer à cultura gaúcha. A nossa tradição e a nossa raiz cultural estão expressas na simplicidade do nosso cotidiano. É no linguajar, nos usos, nos costumes.

E o que são a Semana Farroupilha e o 20 de setembro? Essas datas são momentos para aprender, vivenciar, explorar, estudar. São datas especiais para trazer ao centro o nosso pertencimento! É preciso conhecer o seu “pedaço de terra” e a história dele. Entender os percalços, contextualizar o que nos fez assim.

Então, nesse 20 de setembro, deixe aflorar o teu sentimento mais bonito de ser gaúcho. Mostre teu orgulho. Exalte tua cultura. Leia, fale e compartilhe a tua cultura. Divulgue o que é teu e é nosso! Fale das façanhas, da liberdade, do churrasco, do chimarrão, da literatura e da música regional. Faça, do dia 20 de setembro, um feliz dia do gaúcho!

Por Amanda Faleiro

Foto: Mauro Heinrich

Deixe um comentário