Prova Escrita Ciranda de Prendas – Categoria Adulta (Estadual 2024)

Tradição, tradicionalismo e folclore

1) O Movimento Tradicionalista Gaúcho, cumprindo o que determina o parágrafo único do Art. 1º da Lei nº 8.813 de 10 de janeiro de 1989, estabelece as Diretrizes para a Pilcha Gaúcha. Sobre os regramentos para a prenda adulta, analise as assertivas:

I. O modelo do vestido pode ser: inteiro e cortado na cintura ou de cadeirão ou ainda corte princesa com barra da saia no peito do pé, corte godê, meio-godê, franzido, pregueado, com ou sem babados.
II. Quanto aos enfeites para os vestidos: podem ser de rendas, bordados, fitas, passa-fitas, gregas, viés, transelim, crochê, nervuras, plisses, favos. Não é permitida pintura miúda, nem com tintas para tecidos. Da mesma forma, não usar pérolas e pedrarias, bem como os dourados ou prateados.
III. Quanto aos cabelos e sua arrumação: podem ser soltos, semi-presos ou em tranças. É permitido o uso do coque para prendas adultas e veteranas.
IV. A maquiagem deverá ser discreta, de acordo com a idade, podendo usar o rímel. É vedado o uso de cílios postiços e sombras pretas (mesmo que esfumadas). As unhas podem ser esmaltadas em cores já convencionais (vermelho, branco transparente “renda”, rosa (vedado o rosa neon) e nude.

Considerando que cada alternativa verdadeira vale um (1) ponto, e cada alternativa errada vale dois (2) pontos, teremos na soma:

A) Seis pontos
B) Sete pontos
C) Quatro pontos
D) Cinco pontos


2) No livro “Rio Grande do Sul – História e Identidade”, Manoelito Carlos Savaris discorre sobre o início do tradicionalismo organizado. “O trabalho de divulgação do modelo e de estímulo para criação de CTGs, feito pelo 35 CTG, deu ótimos resultados e atingiu um patamar no qual era necessário reunir os líderes locais para que pudessem ser discutidos os rumos daquele movimento nascente e buscar a definição de parâmetros ideológicos. Sobre essa necessidade Barbosa Lessa escreveu que havia um conflito de entendimento sobre a função do CTG”. (…) E segue, citando
as palavras de Lessa:” Para pôr em plenário tais assuntos se convocou o 1º Congresso Tradicionalista do RS. Uma iniciativa de _____________, do CTG Ponche Verde de Santa Maria, e de ________, da União Gaúcha de Pelotas (…) Instalado o
Congresso, em Santa Maria, em julho de 1954, pairava no ar uma pergunta. Qual dos dois rumos a seguir? A qualificação cultural ou a massificação popular?

Assinalar com x a alternativa que preenche corretamente essa cronologia acerca do 1º Congresso Tradicionalista:

A) Fernando Brockstedt – Paixão Cortes
B) Glaucus Saraiva – Barbosa Lessa
C) Emilio Rodrigues – Fernando Brockstedt
D) Emilio Rodrigues – Manoelito de Ornellas


3) Paralelamente às iniciativas lideradas por Paixão Cortês em 1947 e o Piquete da Tradição, outro jovem, também do “Julinho”, recolhia assinaturas num caderninho com o objetivo de formar um clube tradicionalista”. Estamos falando de:

A) Glaucus Saraiva
B) Hélio José Moro
C) Luiz Carlos Barbosa Lessa
D) Darcy Vignoli


4) As festas juninas são comemoradas em todo o Brasil e possuem símbolos característicos. Estão ligadas ao solstício de inverno. Sobre os ensinamentos de Manoelito Carlos Savaris sobre as festas juninas em seu livro Manuel de Tradicionalismo Gaúcho, assinale a alternativa incorreta:

A) Pular a fogueira ou andar sobre as brasas com os pés descalços é comum em algumas localidades, mesmo que sejam brincadeiras perigosas.
B) Ternos juninos são grupos de pessoas que, à noite, percorrem as casas das localidades, anunciando o grande dia da festa. São cantorias populares, passadas de geração à geração.
C) Na festa, é comum a colocação de um mastro, em frente à praça, com a bandeira do santo a ser festejado. O mastro é fincado 24h antes da festa, com a realização de rezas.
D) O festeiro escolhido para comandar os festejos escolhe o Capitão de Mastro e o Alferes de Bandeira, os quais organizam a fogueira, implantam o mastro e mandam confeccionar a bandeira.


5) Os “Contos Gauchescos” de Simões Lopes Neto, apareceram em 1912. Essa grande obra do regionalista pelotense ganhou o domínio público. Inclusive, alguns de seus contos já foram gravados e filmados, e estão disponíveis no You Tube. O trecho abaixo faz parte de qual conto?

“Batia nos noventa anos o corpo magro mas sempre teso do Jorge Jango (…) Esse gaúcho desabotinado levou a existência inteira a cruzar os campos da fronteira: à luz do sol, no desmaiado da lua, na escuridão das noites, na cerração das madrugadas…, ainda que chovesse reiunos acolherados ou que ventasse como alma de padre, nunca errou vau, nunca perdeu atalho, nunca desandou cruzada!… Conhecia as querências pelo faro…”

A) O Negro Bonifácio
B) O Anjo da Vitória
C) Contrabandista
D) Jogo do Osso


6) Glênio Fagundes, ao prefaciar o seu livro “Cevando o Mate”, afirma que “vivemos uma época em que se faz necessário um cuidado todo especial na preservação do patrimônio cultural…” Explica ainda, que um dos objetivos do seu livro consiste em “Conscientizar os valores reais da Ilex paraguariensis ou Ilex mate, esclarecendo aspectos os mais variados sobre este hábito, tão salutar, tão tradicional e tão nosso”. Assinalar a alternativa incorreta quanto ao hábito do chimarrão:

A) Após o corte dos ramos da erveira, estes são passados rapidamente pelas labaredas de uma fogueira feita no local. A finalidade desta operação é a de abrir os vasos da folha através de uma intensa sudação, provocando uma desidratação mais rápida. O nome desse processo é Carijo.
B) O mate-de-sol é assim chamado pelo fato do mateador pegar a erva-mate esgotada e estender, por horas, no sol, conseguindo, deste modo, recuperar parte de sua fortidão.
C) Mate encilhado é aquele que já foi virado, no penúltimo aproveitamento da cevadura ou erva-mate. Em geral, o mate só é encilhado na intimidade e, assim mesmo, quando a erva anda curta.
D) Quanto ao feitio da bombas, a particularidade está no ralo. A bomba tipo Assis Brasil ou 1001 é aquela que possui a forma de dois pratos emborcados um sobre o outro.


7) “O rito é um processo suscetível de estabelecer e desenvolver costumes” (Summer). É constituído por ações estandardizadas, baseadas sobre uma disciplina escrita e ligada a fórmulas, gestos, símbolos e sinais de um determinado significado para a sociedade que o engendrou. Sobre os ritos apresentados no livro RS Aspectos do Folclore, analise as assertivas, e após, assinale a alternativa correta:

I. Atirar três punhados de terra sobre o caixão que desce à cova é considerado um “rito de morte”.
II. Ex-votos é um rito que representa, simbolicamente, o que se oferece em regozijo à graça alcançada.
III. Mesa de Inocentes é a promessa que consiste em dar de comer a sete crianças com menos de sete anos, em mesa colocada no chão.
IV. Coberta d’alma é um ritual que consiste em doar roupas novas a um amigo do falecido, para que ele possa entrar leve no céu e sua alma, se aparecer, estará de roupa nova.
V. Enterro de anjo é um rito que consiste em vestir as crianças mortas com roupas brancas, à semelhança de anjos.

A) Apenas I, II e V estão corretas.
B) Apenas IV e V estão incorretas.
C) Todas as assertivas estão corretas.
D) Apenas a V está incorreta.


8) O Movimento Tradicionalista Gaúcho, como associação de CTGs, teve seu primeiro ensaio em 1959 quando foram criados o “Conselho Coordenador” e as “Zonas Tradicionalistas”, no 6º Congresso Tradicionalista, por proposta de Getúlio Marcantônio. A criação definitiva da associação de CTGs somente foi efetivada no 12º Congresso Tradicionalista, no ano de 1966, por proposta de:

A) Darcy Paixão e Adelar Bertussi
B) Novamente, a autoria coube a Getúlio Marcantônio.
C) Hugo da Cunha Alves e Othon Cezar Filho.
D) Edson Otto e Hugo da Cunha Alves


9) Corrente imigratória que, inicialmente, manteve um retardamento de aculturação. Segundo Lilian Argentina e outros, citando Egon Schade, “a pequena propriedade baseada no trabalho familiar, sem a necessidade de emprego de mão de obra nacional, foi responsável pela impermeabilidade” cultural. Estamos falando dos:

A) Portugueses
B) Poloneses
C) Alemães
D) Italianos


10) Sobre o contexto histórico e cultural das correntes imigratórias ao RS, assinalar a alternativa correta:

A) Os Italianos chegaram em 1875, com 26 famílias, na Colônia Conde D’Eu. Nos anos seguintes, outro grupo foi encaminhado para a Colônia Princesa Isabel.
B) Os Alemães imprimiram um estilo arquitetônico nas igrejas e casas. A cozinha era separada dos demais cômodos, para evitar incêndios. Os beirais dos telhados eram enfeitados por lambrequins.
C) Os açorianos deixaram inúmeros legados, tais como na culinária o quibebe, o mocotó e a feijoada.
D) Os Poloneses chegaram ao RS bastante iludidos por promessas e sem dinheiro, sem aclimatação e sem o indispensável apoio espiritual de um padre. Entregues à própria sorte, tiveram que lutar contra inúmeros fatores adversos, inclusive epidemias de tifo e escarlatina. De suas contribuições, permanece vivo o hábito de assistir a missa: homens postados à esquerda e as mulheres, à direita. Homens do lado do Evangelho e mulheres ao lado da Epístola.


11) Parcela do conhecimento humano que se transmite no tempo e no espaço, de geração a geração, de camada cultural a camada cultural, sem ensino formal:

A) Fato folclórico
B) Nativismo
C) Telurismo
D) Regionalismo


12) Lenda gaúcha que conta que “E como a Virgem Maria não disse que subisse outra vez ao céu a ventania das asas de prata do arcanjo nem o brilho das suas armas de ouro, esses dons ficaram na terra, e em todas as sextas-feiras santas procuram os olhos das crianças recém-nascidas, que então ficam com o dom de ver no escuro e através de qualquer tapamento de pedra, madeira, ou ferro… Para esses, nada existem escondido ou enterrado que seus olhos não vejam…”. De que lenda estamos falando?

A) Caapora
B) Generoso
C) Zaoris
D) Curupira


13) O Brasão de Armas do Tradicionalismo Gaúcho foi constituído no XII Congresso Tradicionalista Gaúcho, em Tramandaí. O autor do projeto foi:

A) Hermes Gonçalves Ferreira
B) Félix da Cunha
C) Pereira Coruja
D) Manoelito de Ornellas


14) No RS, o primeiro resgate das características mais evidentes do gaúcho e de retomada das ideias farroupilhas surge em 1860 quando Pires Brandão, Félix da Cunha, Osório e Antônio Gomes Pinheiro Machado fundaram o Partido Liberal Histórico. Até aquela época era “quase crime” falar ou rememorar a Revolução Farroupilha. Mas a primeira contribuição efetiva e com repercussão de longo prazo acerca do passado e da cultura gaúcha foi a atividade intelectual produzida na Sociedade Partenon Literário, fundada:

A) Em 1861, por Pereira Coruja
B) Em 1868, por Apolinário Porto Alegre
C) Em 1868, por Guilhermino César
D) Em 1768, por Apolinário Porto Alegre


15) Qual item abaixo não é um dos artigos da Carta de Princípios?

A) Facilitar e cooperar com a evolução e o progresso, buscando a harmonia social, criando a consciência do valor coletivo, combatendo o enfraquecimento da cultura comum e a desagregação que daí resulta.
B) Estimular e incentivar o processo aculturativo do elemento imigrante e seus descendentes.
C) Incentivar, em todas as formas de divulgação e propaganda, o uso sadio dos autênticos motivos regionais.
D) Promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais.


História do RS

16) No princípio, o território sul-rio-grandense era habitado por indígenas. Homens e mulheres que não liam, não escreviam e pouco pintavam. Esses indígenas habitantes da pampa sulina foram divididos em três grupos principais. Qual grupo indígena era o que mais se dedicava à agricultura e à cestaria (uso de fibras vegetais)?

A) Guaranis
B) Tupi-Guaranis
C) Pampianos
D) Jês (Gês) ou Tapuias


17) Conforme nos ensina o livro RS História e Identidade, a atividade dos padres jesuítas no RS teve dois momentos distintos: Reduções (1626-1640) e Missões (1682-1767). Sobre o 1º período, tão importante na nossa história, analisar as assertivas, à luz dos ensinamentos de Manoelito Carlos Savaris na obra supra-citada:

I. Em 1626 o padre Roque Gonzales atravessou o Rio Uruguai e fundou, em solo rio-grandense, a Redução de São Nicolau, às margens do Rio Piratini.
II. No período de 1626 a 1640 foram foram organizadas 18 reduções, conhecidas como Reduções do Tape.
III. Nas reduções, os padres ensinavam aos índios as técnicas do cultivo e do aproveitamento do solo. Havia, em cada redução, duas lavouras: a familiar, a Amambaé, e a coletiva, o Tupambaé.
IV. Em 1635 saiu de São Paulo a bandeira chefiada por Raposo Tavares, que iniciou um processo acelerado de destruição das reduções e de escravização dos índios rio-grandenses.
V. A Batalha de M’Bororé se constitui num dos mitos do gaúcho, mesmo que a vitória dos índios não tenha sido suficiente para garantir a permanência dos jesuítas na margem esquerda do Rio Uruguai, naquele momento.

Se para cada assertiva verdadeira atribuirmos dois pontos, e para cada falsa um ponto, teremos a seguinte soma:

A) Dez pontos
B) Nove pontos
C) Seis pontos
D) Sete pontos


18) Em 1777, portugueses e espanhóis assinaram o Tratado de Santo Ildefonso. O que estabelecia este tratado?

A) A Espanha devolvia a ilha de SC para Portugal, ocupada por conquista, ficando a Espanha não somente com a Colônia do Sacramento, mas também com os Sete Povos das Missões, estendendo os domínios espanhóis às terras próximas do Rio Ibicuí.
B) A troca da Colônia do Sacramento pelos 7 povos das Missões, ficando esses com Portugal.
C) Estabelecia o conceito de que a terra pertence a quem ocupa. Assim, Portugal ficava com a Colônia do Sacramento e a Espanha, com as Missões, evitando mais conflitos.
D) Estabelecia o domínio espanhol sobre o canal de Rio Grande, sobre os Sete Povos das Missões e Colônia do Sacramento.


19) Sobre o contexto histórico da época da Revolução Federalista, e à luz dos ensinamentos de Siziane Koch em seu livro RS Espaço e Tempo, assinalar a alternativa correta:

A) As sucessivas eleições de Borges de Medeiros como presidente do RS podem ser apontadas como uma das causas da Revolução Federalista.
B) A Revolução Federalista, conhecida como Revolução da Degola, entrou para a história como uma das mais cruéis guerras civis ocorridas em território brasileiro, pois provocou a morte de aproximadamente 10 mil pessoas.
C) Para derrotar os federalistas, o presidente Borges de Medeiros convocou o apoio da milícia estadual, a Brigada Militar.
D) Em março de 1893, tropas federalistas invadiram o RS com o objetivo de promover mudanças na Constituição de 1890.


20) Em 1961 o governador do estado, Leonel Brizola, liderou o Movimento pela Legalidade, com o objetivo de:

A) Garantir a posse do vice-presidente da República, o gaúcho João Goulart, depois que o presidente Eurico Gaspar Dutra foi deposto;
B) Exigir a renúncia de Jânio Quadros;
C) Garantir a posse do vice-presidente da República, o gaúcho João Goulart, depois que o presidente Getúlio Vargas se suicidou.
D) Garantir a posse do vice-presidente da República, o gaúcho João Goulart, depois que o presidente Jânio Quadros renunciou à presidência.


21) Sobre a Guerra Guaranítica, analise as afirmativas:

I. A 28 de fevereiro de 1756 é morto o líder guarani Sepé Tiaraju, junto à Sanga da Bica, atualmente São Gabriel;
II. Na Batalha de Caiboaté, o exército guarani foi massacrado;
III. No ano de 1754, os indígenas das Missões resistiram às ordens de transmutação para a Colônia do Sacramento. Assim, o comandante português Gomes Freire marcha sobre às Missões, dando início à Guerra Guaranítica.
IV. Em 1750 foi assinado o Tratado de Madri, entre Portugal e Espanha. O tratado previa a troca da Colônia do Sacramento pelos Sete Povos das Missões.

Assinale a alternativa correta:

A) Apenas a alternativa III e a IV estão corretas;
B) Apenas a alternativa I está incorreta;
C) Todas as alternativas estão corretas;
D) Nenhuma alternativa está correta.


22) Dentre os símbolos oficiais do Estado do RS está o Brasão de Armas. Nesse, encontramos algumas especificações, repletas de simbolismos. No escudo oval, em campo de prata, encontra-se um quadrilátero de prata com um sabre de ouro, sustentando na ponta um barrete frígio, de vermelho, entre dois ramos floridos de fumo e erva-mate, de sua cor, que se cruzam sobre o punho de sabre. Tendo por base os ensinamentos de Ivo Benfatto, em seu livro “Símbolos Cívicos do RS” acerca do quadrilátero central, assinalar a alternativa correta:

A) O quadrilátero é uma figura heráldica formada pela união de dois retângulos que se encontram pela base. Por possuir medidas iguais nos quatro lados, no simbolismo dos números, simboliza o equilíbrio e a busca dos farroupilhas pela Igualdade.
B) O quadrilátero fundamenta-se no número quatro. É a figura plana do quaternário. Esse quadrilátero, da mesma cor que o fundo do escudo central, descrito na lei como prata, mas apresentado na cor cinza nos modelos oficiais, representa o espaço de atuação dos farroupilhas para a culminância de seus objetivos maiores de liberdade com a implantação do regime republicano.
C) O quadrilátero é um símbolo complexo e ambíguo por suas diferentes conexões. Podemos dizer que é a expressão do humano, feito à semelhança do Ente superior, daí os ramos floridos de fumo e erva-mate com relação a esta divindade.
D) O quadrilátero simboliza a vida em evolução, e a existência do barrete frígio indica a predominância da cabeça sobre os quatro membros. Indica, ainda, através de suas quatro partes, os elementos constitutivos da condição humana: física, mental, espiritual e emocional.


23) Nasceu em Arroio Grande em 13 de janeiro de 1852. Foi um dos mais importantes comandantes maragatos na Revolução de 1893. Cresceu no Uruguai onde se tornou importante fazendeiro. Foi nomeado Coronel da Guarda Nacional pelo Imperador D. Pedro II em 1840. Em 1893, com o irmão Aparício, invadiu o estado na fronteira de Aceguá à frente de 400 cavaleiros, juntando-se aos homens do General Joca Tavares, para combater Júlio de Castilhos. Morto, teve sua cabeça decepada e levada em uma caixa ao Presidente Júlio de Castilhos que condenou a iniciativa.
Estamos falando do líder:

A) Gaspar Silveira Martins
B) Fernando Abott
C) Honório Lemes
D) Gumercindo Saraiva


24) No dia 03 de novembro de 1930, _______________ foi empossado como Presidente Provisório do Brasil, após 21 dias de uma Revolução iniciada quando Flores da Cunha
e Oswaldo Aranha atacaram o quartel General em Porto Alegre. O fato desencadeador dessa evolução foi o assassinato de João Pessoa, no Recife, fato esse explorado como ato encomendado dos aliados de Júlio Prestes. A alternativa que contém o nome do político que completa adequadamente a afirmativa é:

A) Washington Luiz
B) Arthur Bernardes
C) Getúlio Vargas
D) Assis Brasil


25) No ano de 1865 teve início a Guerra do Paraguai. Brasil, Argentina e Uruguai formam a “Tríplice Aliança” para combater o ditador paraguaio _________, que invadiu São Borja em julho daquele ano.

A) Solano Lopes
B) Múcio Teixeira
C) Diogo Cardoso Osório
D) Don Pedro Cevallos


Geografia do RS

26) Sobre os transportes no RS, assinale a alternativa correta:

A) O transporte rodoviário é o mais utilizado, apesar de ser o mais caro entre todos. Além disso, o estado não produz petróleo. Essa situação contribui para encarecer o preço final dos produtos transportados, dificultando o aumento do comércio e do consumo.
B) Com o aumento do intercâmbio entre o Brasil e a Uruguai, a ponte internacional que liga Uruguaiana a Paso de los Libres, sobre o rio Uruguai, tem sido cada vez mais utilizada. Bem como a ponte que liga São Borja a São Tomé, na Argentina.
C) O transporte hidroviário é o mais barato entre todos. O estado dispõe de uma grande hidrovia formada pelo rio Jacuí, pelo lago Guaíba e pela laguna dos Patos. Essa via navegável começa em Cachoeira do Sul, passa por Porto Alegre e vai até Rio Grande. Além do trecho navegável do rio Taquari, desde Estrela.
D) O transporte ferroviário começou a ser estabelecido no Rio Grande do Sul no fim do século XX, desempenhando um papel importantíssimo no crescimento da economia estadual até as primeiras décadas do século XXI. A partir de então, as ferrovias foram rapidamente perdendo importância em relação às rodovias.


27) Sobre o Mercado Comum do Sul – Mercosul, analise as informações a seguir:

I. O Mercosul é uma organização instituída no final do ano de 1991 através do Tratado de Assunção.
II. Em sua criação, o Mercosul englobava apenas Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai.
III. Começou a vigorar em 1995 através de uma progressiva redução das tarifas alfandegárias de um conjunto cada vez mais amplo de produtos.
IV. Posteriormente, associaram-se ao Mercosul o Chile (1996) e a Bolívia (1997), como membros efetivos.

Assinale a alternativa correta:

A) Somente a alternativa IV está incorreta.
B) As alternativas I, III e IV estão corretas.
C) Somente a alternativa II está correta.
D) As alternativas I e III estão incorretas.


28) O RS possui pluviosidade intensa e bem distribuída por todo o ano, o garante uma farta rede hidrográfica. Devido à influência decisiva do relevo, os rios do território rio-grandense correm em duas direções. Uns dirigem-se para o rio Uruguai, formando seu conjunto a bacia do Uruguai. Sobre a bacia do Uruguai, assinale a alternativa correta:

A) É formada pelo rio Uruguai (mais importante do estado) e seus afluentes. No RS, encontramos apenas afluentes da margem direita do Rio Uruguai.
B) O rio Uruguai é o rio mais extenso do RS. Em seu curso médio e superior, é um rio de planície. O que gera um bom potencial hidráulico que está sendo aproveitado pelas hidrelétricas de Itá e Machadinho.
C) Na época das cheias o rio Uruguai torna-se inavegável em grande extensão. Com a construção de barragens, paralelamente ao aproveitamento do seu potencial hidrelétrico, ele poderá constituir-se numa grande via navegável.
D) Entre os numerosos afluentes do rio Uruguai destacam-se no território rio-grandense os rios Passo Fundo, Ijuí e Ibicuí. Este último, o mais extenso, é um rio de planície.


29) Leias as frases a seguir sobre o espaço agrário do estado:

“Antigamente, devido a sua produção agropecuária que lhe permitia abastecer o incipiente mercado nacional, o Rio Grande do Sul era chamado de celeiro do Brasil”

PORÉM

“Depois da ampliação das fronteiras agrícolas do país, com a incorporação de novas e variadas áreas produtivas ao espaço nacional, o estado já não tem a mesma importância relativa que teve no passado”

Assinale a alternativa correta:

A) A primeira frase é complementar à segunda, mas a segunda frase está incorreta.
B) A segunda frase é complementar a primeira e ambas estão corretas.
C) As duas frases não são complementares e estão incorretas.
D) A segunda frase está correta e a primeira frase está incorreta.


30) As escarpas ou encostas são aréas do planalto que “caem” abruptamente, formando penhascos ou cânions, como se fossem paredões. Os Cânions mais conhecidos do nosso estado são três, sendo eles: __________, localizado no Parque Nacional da Serra Geral; e __________ e __________, localizados no Parque Nacional de Aparados da Serra.

Complete as lacunas corretamente:

A) Fortaleza / Itaimbezinho / Malacara
B) Itaimbezinho / Fortaleza / Faxinalzinho
C) Faxinalzinho / Fortaleza / Itaimbezinho
D) Itaimbezinho/ Faxinalzinho / Malacara


Redação

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, a população mundial está envelhecendo de forma cada vez mais acelerada na América Latina e Caribe. Para termos uma ideia, mais de 8% da população tinha 65 anos ou mais em 2021 e estima-se que este percentual dobre até 2050. Isso ocorre porque grande parte das pessoas idosas não possui acesso aos recursos básicos necessários para o envelhecimento saudável, ou ainda, enfrentam muitos obstáculos para participar ativamente da sociedade.

Por isso, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, em 2020, o período entre 2021 e 2030 como a Década do Envelhecimento Saudável nas Américas, sendo esta a principal estratégia para construir uma sociedade para todas as idades.

Para tanto, as quatro áreas de ação da década devem ser: (i) mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos com relação à idade e ao envelhecimento; (ii) garantir que as comunidades promovam as capacidades das pessoas idosas; (iii) entregar serviços de cuidados integrados e de atenção primária à saúde centrados na pessoa e adequados à pessoa idosa e; (v) propiciar o acesso de longo prazo às pessoas idosas que necessitem.

No Brasil, o preconceito contra os idosos, a que chamamos de “etarismo”, ainda é muito presente nos dias atuais.

As razões por trás desse preconceito são diversas, incluindo questões relacionadas à saúde, habilidades e dedicação, fragilidade física e emocional, dependência, entre outros. No entanto, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que aproximadamente 13% da população brasileira tem mais de 60 anos. Além disso, projeções indicam que a partir de 2031, o número de idosos no Brasil ultrapassará o de crianças e adolescentes, e em 2042, a população idosa chegará a cerca de 57 milhões de pessoas. Esses números evidenciam a urgência de adotarmos uma perspectiva cada vez mais positiva e realista em relação à velhice, reconhecendo e valorizando todas as vantagens que essa fase da vida oferece, seja pela acumulação de sabedoria e experiência ou por outros aspectos que enriquecem tanto os indivíduos quanto a sociedade como um todo.

Com base no que foi exposto acima, propõe-se o seguinte tema:

Discorra sobre como os tradicionalistas podem auxiliar o Estado na resolução de seus problemas fundamentais, combatendo o etarismo e promovendo o envelhecimento saudável.

Gabarito

1 – D

2 – C

3 – C

4 – C

5 – C

6 – A

7 – D

8 – C

9 – C

10 – D

11 – A

12 – C

13 – A

14 – B

15 – D

16 – D

17 – A

18 – A

19 – B

20 – D

21 – B

22 – B

23 – D

24 – C

25 – A

26 – C

27 – A

28 – D

29 – B

30 – A

Deixe um comentário