Tradição, tradicionalismo e folclore
1) Na formação do RS, a figura do cavalo sempre esteve presente e desempenhou importante função. Sobre os ensinamentos de Lilian Argentina, em seu livro “O cavalo no Folclore do RS”, analisar as assertivas e após, marcar a alternativa com a resposta correta:
I. Nas áreas rurais, é comum a utilização do cavalo como montaria para passeio, para ir a carreiradas e à missa.
II. O gaúcho monta a cavalo da esquerda para a direita. Quem monta ao contrário é dito “carioca”.
III. O termo “retalhado” é usado para designar o garanhão no qual foi feita uma operação que não lhe permite fecundar as éguas. Serve para mantê-las reunidas.
IV. Quando um cavalo está imprestável para o serviço, soltam-no para o campo, onde possa alimentar-se apenas de pastagem. Chamam isso de “forrar o animal”.
V. Para que o cavalo “ganhe estado” deve comer aveia, milho, alfafa, farelo (sempre misturado, pois puro causa cólica no animal) e pasto verde. O sal mineral é dado para que seu pelo fique sedoso.
Assinale a alternativa correta:
A) São corretas todas as assertivas
B) Apenas a assertiva II está incorreta
C) Todas as assertivas são incorretas
D) São corretas apenas as assertivas I, III e V
2) O Livro “Campeirismo Gaúcho”, de Cyro Dutra Ferreira, ao abordar sobre as pelagens e pelos dos cavalos” afirma tratar-se de assunto polêmico, já que há discrepâncias, por exemplo, entre as linguagens militar e as da gauchada, bem como pelo fato dos equinos mudarem de pelagem, só atingindo a definitiva após os dois anos e meio. Respeitando o regionalismo crioulo apresentado na obra, associar a segunda coluna de acordo com a primeira e, após, assinalar a alternativa com a sequência correta:
I. Baio
II. Bragado
III. Gateado
IV. Picaço
V. Ruano
( ) Marrom fraco
( ) Preto com mancha branca em qualquer lugar
( ) Coberto de manchas brancas, vermelhas ou pretas indefinidas, dando aparência de buquê de flores
( ) Vermelho claro com crina e colas brancas
( ) Cor de café com leite fraco
A sequência correta é:
A) III, IV, I, II, V
B) IV, III, II, V, I
C) III, IV, II, V, I
D) I, II, II, IV, V
3) Com base no Livro “Campeirismo Gaúcho”, acerca dos ensinamentos de Cyro Dutra Ferreira sobre as tropeadas, é incorreto afirmar:
A) O hábito das “tropeadas” ainda hoje é usado, porém, em baixíssima escala.
B) A tropa é um conjunto caminhante, composto de gado, cavalos e os tropeiros, sendo que um deles é o Capataz da Tropa.
C) A hora que o gado mais gosta de caminhar é na meia tarde, pois procura lugar para se abrigar e passar a noite.
D) Em viagem, os homens são assim divididos: um ou dois à frente da Tropa (Ponteiros); dos lados (Flanqueiros) e na culatra (Culatreiros).
4) Folguedo popular que acontece na cidade de Osório, no mês de outubro. Os registros históricos brasileiros mais antigos desse folguedo datam de 1674. No RS, a primeira citação consta em “Vila da Serra”, de Antônio Stenzel Filho, em 1924. A culminância da festa se dá na procissão de Nossa Senhora do Rosário. Estamos falando de qual folguedo popular?
A) Quicumbi
B) Ensaios de Promessas de Quicumbi
C) Congada
D) Folia do Divino
5) Conto que aborda conselhos da vida campeira, sendo que alguns permanecem como ditados até os dias de hoje, como, por exemplo“Mulher, arma e cavalo do andar, nada de emprestar”. O nome deste conto é:
A) Chasque do Imperador
B) Trezentas Onças
C) Artigos de Fé do Gaúcho
D) Melancia e Coco Verde
6) “Éramos ‘moços do interior’. E, além disso, pertencíamos à, então, chamada Geração Coca-Cola… Não era nada fácil aguentar a barra como moço interior. Em Porto Alegre sentíamo-nos semimarginalizados (…) um ‘grosso’, trajado de botas e bombachas, à campeira, seria inapelavelmente alvo de agressivas chacotas. Era duplo, pois, o nosso sufoco. E foi aí que um outro aluno noturno do Júlio de Castilhos e, funcionário da Secretaria de Agricultura, ‘prendeu o grito’ em setembro de 1947 e mostrou novamente a Porto Alegre a bandeira rio-grandense, desaparecida já havia dez anos”.
No trecho acima, Barbosa Lessa fez um testemunho pessoal de sua época no Colégio Júlio de Castilhos, junto a outros colegas. Sobre o contexto de criação do tradicionalismo organizado, é INCORRETO AFIRMAR:
A) O grande personagem desta história foi João Carlos Paixão Côrtes. Suas façanhas na juventude constituem a essência histórico-folclórica do que chamamos de maior movimento cívico, associativo e cultural do mundo: o tradicionalismo gaúcho.
B) Em agosto de 1947, junto ao Grêmio Estudantil do Colégio Júlio de Castilhos, Paixão Côrtes fundou, com um grupo de jovens companheiros, o Departamento de Tradições Gaúchas. O objetivo principal do movimento ginasiano era preservar, desenvolver e proporcionar uma revitalização à cultura rio-grandense, interligando-a, mais valorizada, no contexto da cultura brasileira.
C) Naquele ano de 1947, a Liga de Defesa Nacional, presidida pelo Major Darci Vignoli incluiu na programação alusiva à Semana da Pátria, a transladação dos restos mortais do General Farroupilha David Canabarro, de Sant’Ana do Livramento para o Panteão da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre.
D) O grupo dos oito jovens que recepcionaram os restos mortais de David Canabarro no ano de 1947 ficou conhecido como Piquete da Tradição. Esse grupo passaria para a história, no 12º Congresso Tradicionalista, realizado em julho de 1966, em Tramandaí, quando foi batizado como o “Grupo dos Oito”.
7) Na Campanha, o gaúcho encontra no jujo sua medicina campeira. E o veículo sagrado para a cura dos males é o mate amargo, dotorzito formado na ciência campeira. Analisar as “propriedades” de cada uma das plantas medicinais apresentadas no livro “Cevando o mate” e, após, assinalar a alternativa correta.
I. Cambará: expectorante nas tosses, balsâmico, usado em qualquer problema das vias respiratórias (folha)
II. Caraguatá: catarros, afecções pulmonares, tosse (folha)
III. Boldo: moléstias hepáticas.
IV. Malva: antiinfeccioso, descongestionante.
V. Corticeira: tônico do estômago, diurético, serve para o sistema nervoso (casca)
Podemos afirmar:
A) Apenas a alternativa II encontra-se equivocada.
B) De acordo com a bibliografia indicada, todas as alternativas estão corretas.
C) Apenas as alternativas I e II estão equivocadas.
D) Apenas as alternativas IV e V estão corretas, obedecendo a bibliografia indicada.
8) É um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. De que lenda estamos falando?
A) Caipora
B) Sanguanel
C) Boitatá
D) Curupira
9) O Movimento Tradicionalista Gaúcho, como associação de CTGs, teve seu primeiro ensaio em 1959 quando foram criados o “Conselho Coordenador” e as “Zonas Tradicionalistas”, no 6º Congresso Tradicionalista, por proposta de Getúlio Marcantônio. A criação definitiva da associação de CTGs somente foi efetivada no 12º Congresso Tradicionalista, no ano de 1966, por proposta de:
A) Hugo da Cunha Alves e Othon Cezar Filho.
B) Novamente, a autoria coube a Getúlio Marcantônio.
C) Darcy Paixão e Adelar Bertussi
D) Edson Otto e Hugo da Cunha Alves
10) “É inenarrável a importância para nós, cultivadores e divulgadores de hábitos antigos do nosso povo, o conhecimento dessas técnicas caseiras que por muito tempo foram as únicas utilizadas no tratamento das enfermidades do homem e das suas criações.” Assim Paulo Augusto Vieira Petry, Peão Farroupilha da 15ª RT 2018/2019, técnico em Agropecuária e bacharelando em Medicina Veterinária pela UniRitter, inicia o seu trabalho de pesquisa sobre Medicina Campeira, em parte publicado na edição de maio de 2019, do Caderno Piá. De acordo com os conhecimentos lá apresentados, é correto afirmar:
A) Em relação à castração dos equinos: observar a lua (que deve ser a minguante), para o animal perder menos sangue. Após a castração, atirar os “bagos” (testículos) para frente, para o animal não ficar “tropicão”. Também devemos pegar uma folha seca de milho e raspar no corte para depois ser queimada, o que previne a hemorragia;
B) Terneiros guaxos que não querem mamar: trocar a chupeta da mamadeira e banhá-la com leite de cabra. A simpatia garante sucesso, e o terneiro passará a mamar em boa quantidade.
C) Para curar sarna em cachorros: passar lã de pelego embebida em óleo queimado e gasolina.
D) Berne dos bovinos: o melhor é espremê-lo quando estiver verde, bem no início do processo infeccioso
História
11) Podemos afirmar que a Revolução Federalista foi considerada uma das mais sangrentas e desumanas revoltas no solo gaúcho. Sobre os ensinamentos de Moacir Flores acerca desta Revolução, assinale a alternativa INCORRETA:
A) A Guerra Civil durou 31 meses, deixando um saldo de 10 a 12 mil mortos, numa população de quase um milhão de habitantes.
B) As lutas prejudicaram o comércio do litoral, favorecendo, por sua vez, a zona de pecuária do RS.
C) A Revolução Federalista gerou o ódio entre as oligarquias políticas, fortalecendo a centralização do poder nas mãos do Partido Republicano, com sua ditadura científica do poder executivo.
D) Em 23.08.1895 foi assinada a Convenção de Paz em Pelotas. Júlio de Castilhos não assinou a convenção, apenas aceitou a submissão dos rebeldes
12) A campanha da Legalidade foi uma revolta civil e militar da história política brasileira que ocorreu no Rio Grande do Sul. Este movimento teve como líder ________ que queria garantir a posse do Vice-Presidente da República João Goulart após a renúncia do Presidente Jânio Quadros. Assinale a opção que melhor complete a lacuna acima:
A) Júlio de Castilhos
B) Borges de Medeiros
C) Leonel Brizola
D) Assis Brasil
13) Com base nos estudos da obra “Manual do Tradicionalismo” sobre as cores da bandeira do RS, é correto afirmar:
A) O verde significa as matas, o amarelo o ouro da Salamanca do Jarau e o vermelho o sangue dos farrapos.
B) As cores verde e amarelo foram conservadas da bandeira do Império Brasileiro, com o vermelho republicano entre elas.
C) O verde representa a Casa de Lorena e o amarelo, a casa de Bragança, a qual pertencia Dom Pedro. O vermelho representa o sangue dos farrapos.
D) As cores foram escolhidas aleatoriamente, apenas o vermelho significava a cor da revolução.
14) No livro “RS: História e Identidade”, Manoelito Carlos Savaris faz um estudo sobre a Colônia do Sacramento. Segundo o autor, podemos afirmar:
A) A Fortaleza do Sacramento foi construída em 1680, em frente à cidade de Buenos Aires, na outra margem do Rio da Prata.
B) Na época da construção da Colônia do Sacramento, Portugal e Espanha tiveram a junção dos seus territórios na Europa e, por isso, não discutiam sobre a posse das terras e leito do Rio da Prata.
C) Na prática, a Colônia do Sacramento representava interesses estratégicos e econômicos de Portugal e Itália.
D) O domínio português sobre as terras da Colônia do Sacramento sempre foi pacífico
15) Antes da ocupação europeia, o território do RS era povoado por grupos indígenas. Eram ágrafos e transmitiam suas tradições através de lendas, mitos e rituais religiosos. Sobre a grande nação Jê (Gês), é correto afirmar:
A) Enquanto durava a caçada, o Pajé permanecia em transe para proteger os caçadores. Usavam arco, flecha e tacapes.
B) Dormiam em redes e guardavam objetos num jirau, sentavam em esteiras, guardavam grãos em potes de cerêmica ou porongos. Praticavam a coivara.
C) Praticavam a poligamia. Os homens se adornavam com tatuagens, pintura corporal e plumas. Usavam botas garrão-de-potro.
D) Organizavam a caçada em grupo, tendo o cuidado de matar apenas os machos e mudar o lugar da caça a cada dois anos
Geografia do RS
16) Unidade de conservação localizada entre os municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, sua criação deu-se no ano de 1986. Criada para preservar, entre outras, o cisne-do-pescoço-negro e o jacaré-do-papo-amarelo, importantes espécies que habitam a região. A área apresenta campos, dunas, matas, praias e, principalmente, banhados.
A) Parque Estadual do Delta do Jacuí
B) Parque Nacional da Lagoa do Peixe
C) Estação Ecológica do Taim
D) Reserva Biológica da Serra Gera
17) A energia termelétrica é obtida a partir de fontes térmicas, como carvão mineral, gás natural, diesel e biomassa. No RS, existem duas usinas termelétricas que são movidas a gás natural. Em quais cidades localizam-se essas usinas?
A) Canoas e Uruguaiana
B) Canoas e Alegrete
C) Guaíba e São Borja
D) Candiota e Charqueadas
18) O rio Uruguai é um limite natural entre o RS e a Argentina. No município de Uruguaiana, há uma ponte internacional, sob o rio Uruguai, que liga o município a Passo de Los Libres, na Argentina. Essa ponte recebe o nome de:
A) Ponte Internacional da Integração
B) Ponte Internacional Getulio Vargas-Agustín Pedro Justo
C) Ponte Internacional da Paz
D) Ponte Internacional Oswaldo Aranha-Pero Vaz
19) Sobre a hidrografia do RS, associe as colunas:
(1) Rio Jacuí
(2) Rio Camaquã
(3) Rio Jaguarão
(4) Rio Piratini
( ) Deságua no lago Guaíba
( ) Deságua no canal de São Gonçalo
( ) Deságua na laguna dos Patos
( ) Deságua na lagoa Mirim
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
A) 1 – 4 – 2 – 3
B) 1 – 2 – 4 – 3
C) 2 – 3 – 1 – 4
D) 4 – 1 – 3 – 2
20) Vegetação que se estende principalmente pelos vales dos Rios Uruguai e Jacuí, e também em uma pequena parte do Escudo-Sul-Rio-Grandense. Possui grande variedade de espécies de folhas largas. Devido a qualidade da madeira das árvores que formam essa floresta – as chamadas madeiras de lei, muito resistentes e de grande valor comercial -, boa parte dela foi desmatada para a fabricação de móveis
A) Floresta das Araucárias
B) Vegetação Litorânea
C) Mata Subtropical
D) Mata Ciliar
Gabarito
1 – B
2 – C
3 – C
4 – C
5 – C
6 – D
7 – B
8 – D
9 – A
10 – A
11 – B
12 – C
13 – B
14 – A
15 – D
16 – C
17 – A
18 – B
19 – A
20 – C


Deixe um comentário